”Precisamos da união do Legislativo, do Executivo e do Judiciário no sentido de promover cada vez mais um Brasil humano, solidário, fraterno, justo e com oportunidade para todos”, defendeu nesta quarta-feira (16) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, ao receber pessoalmente a Comenda Domingos Martins.
A mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado. A outorga da comenda ocorreu em julho, por videoconferência. A entrega pessoal foi feita pelo vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Santos.

Também estiveram no encontro para prestigiar ornministro Humberto Martins a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo,rnLuciana Andrade; o procurador-geral do estado, Rodrigo de Paula; o líder darnbancada capixaba no Congresso, deputado federal Da Vitória; os juízes auxiliaresrnda Presidência, Sergio Ricardo de Souza (TJES), Alexandre Chini (TJRJ) e SandrarnSilvestre (TJRO); o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana; orndiretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, e outras autoridades.
Responsabilidade
O presidente do STJ afirmou que a comenda reforça o seu compromisso por um Poder Judiciário em constante evolução, não só para o estado do Espírito Santo, mas para todo o país. “Temos de tratar todas as unidades da federação como iguais. Todas têm seus problemas, suas virtudes e seu próprio povo, que precisa de um Judiciário forte”, declarou.
Segundo Martins, cabe aos magistrados servir à sociedade por meio de uma Justiça célere, eficiente, transparente e respeitável. “Julgamos as pessoas e interpretamos a lei e a Constituição Federal. Diante de tamanha responsabilidade, deve o verdadeiro juiz pautar a sua conduta por três grandes virtudes: a humildade, a prudência e a sabedoria”, completou.
Sobre a importância de um pacto entre os poderes, Martins destacou que a iniciativa é fundamental para o Brasil superar o atual “período de pandemia, de crise e de ansiedade”.
Honra
Em nome do Legislativo capixaba, o deputado Marcelo Santos disse ser uma honra homenagear o presidente do STJ.

“É um reconhecimento ao trabalho que o ministro vem desenvolvendo ao longo de toda a sua trajetória jurídica. Nós, do Espírito Santo, ficamos muito honrados em reconhecê-lo como o mais novo comendador do estado”, ressaltou o parlamentar.
Ele ainda elogiou o projeto Fale com o Presidente – De mãos dadas: magistratura e cidadania, que atendeu mais de 30 cidadãos neste ano.
“Isso mostra que o STJ está mais próximo da sociedade”, observou o deputado, que recebeu das mãos do ministro Humberto Martins uma medalha alusiva aos 30 anos de instalação da corte, celebrados em 2019.
Este artigo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte