Este vÃdeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte
A certidão de nascimento é um documento obrigatório, que possibilita o acesso aos direitos garantidos por lei a todos os brasileiros. A primeira legislação que estabeleceu a obrigatoriedade do registro de nascimento foi o Decreto 9.886/1888. E uma curiosidade: era possÃvel omitir o nome do pai ou da mãe da certidão de nascimento em casos que pudessem resultar em escândalo.
Em 2015, houve uma importante alteração na legislação que passou a permitir que o registro de nascimento da criança seja feito também pelas mulheres, o que antes só era feito pelo pai da criança. A mãe pode indicar o nome do pai e dar inÃcio a um processo de reconhecimento judicial de paternidade. O homem passa a ser considerado pela Justiça como suposto pai.
O registro é gratuito e pode ser feito no próprio hospital ou em um cartório. E um dado chama a atenção: em 2022, mais de 170 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Brasil. No documentário "Reconhecimento de Filiação", você vai ver a evolução desse direito tão importante e acompanhar casos emocionantes de reconhecimento. Nunca é tarde para garantir um nome na certidão.
Rádio e TV Justiça{authorlink}