Círculo de Acolhimento Parental STJ – Desfralde Consciente

Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte

No dia 14/04, o “Círculo de Acolhimento Parental STJ” abordou o “Desfralde Consciente”. Esse tema é muito importante para mães, pais e cuidadores de crianças pequenas, pois trata de uma etapa do desenvolvimento infantil em que há diversas dúvidas, expectativas e informações incorretas.

Nossa palestrante convidada foi Indi Castanho (@indimaedegemeos), pedagoga especializada em educação socioemocional e educadora parental, certificada em Sono, Adolescência e Educação Positiva. Ela criou para o seu trabalho de conclusão desta última certificação, junto com outras colaboradoras, um e-book sobre “Desfralde Consciente”! Também é mãe de gêmeos e atua como consultora educacional. A moderação ficou por conta da Dra. Giulianna Felizola, pediatra do STJ, educadora parental e integrante da Comissão da Primeira Infância.

O Desfralde é um processo que envolve autonomia e maturidade: fisiológica, neurológica, emocional, motora e cognitiva. Para que ele seja considerado consciente, deve ser guiado pela própria criança, uma vez que as excreções fazem parte de um ritmo biológico. Esse processo parte do princípio de consciência e conexão corporal da criança, portanto, não deveria ser guiado pelo adulto.

Para que isso aconteça, os pais precisam fazer apenas uma coisa: dar o exemplo! Infelizmente, por falta de conhecimento, o desfralde acaba sendo uma fonte de violência contra as crianças. Vemos escolas fazendo desfralde coletivo, treinamento de toillet, crianças recebendo punições quando não fazem uso do vaso sanitário ou recompensas quando o fazem. Assim, as crianças vão se desconectando do próprio corpo para atender às expectativas dos adultos.

Se interessou? Assista ao vídeo para entender melhor e compartilhe!

Sobre o projeto

O Círculo de Acolhimento Parental do STJ é um projeto iniciado em agosto de 2021 e faz parte do Plano de Ação do STJ sobre o Pacto Nacional pela Primeira Infância, do qual o STJ se tornou signatário em março de 2021. O projeto foi criado pela Comissão da Primeira Infância, subgrupo do Programa Humaniza do STJ, com o apoio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde. O principal objetivo é aproximar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância e sobre as práticas respeitosas e não violentas de parentalidade do corpo de servidores/colaboradores ativos do STJ e de outros tribunais, assim como seus respectivos cônjuges. Tem como público alvo mães/pais e cuidadores de crianças, mas pessoas que desejam ser mães/pais ou que tenham interesse sobre os temas também podem participar. Todas as palestras do Círculo de Acolhimento Parental ficam disponíveis no Youtube e são abertas para o público externo.

Superior Tribunal de Justiça (STJ){authorlink}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CONSULTA ADVOGADO
Consulte um advogado agora !
CONSULTE UM ADVOGADO AGORA!