Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte
Em fevereiro de 2023, retomou-se o projeto “Círculo de Acolhimento Parental STJ” com um tema muito solicitado — “Telas e a infância: como equilibrar essa relação?”. Com início em agosto de 2021, esta foi a 15ª edição do projeto, o qual foi criado pela Comissão da Primeira Infância do STJ, subgrupo do programa Humaniza, com o apoio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde.
Nossa palestrante convidada foi Bruna Garrossino (@bruna_garrosino), mãe solo, Educadora Parental e Especialista em Tecnologias Digitais na Infância e Adolescência. A moderação ficou por conta da Dra. Vanessa Severiano, odontopediatra do STJ e educadora parental, integrante da Comissão da Primeira Infância.
De maneira clara e empática, Bruna abordou os riscos que o uso excessivo de telas traz para a infância e a adolescência, bem como as alternativas para tirar as crianças das telas e promover um uso mais saudável e equilibrado dos dispositivos eletrônicos.
“Analisar a relação que nós temos hoje com as telas é fundamental para vermos que tipo de relação estamos promovendo com os nossos filhos. O maior dano que o uso de telas pode causar em uma criança é a sensação de abandono, desamparo e desamor. Nossos filhos necessitam de conexão real conosco, pele com pele, olho no olho, e a sensação de amor e acolhimento. Quando nós estamos nas telas ou deixamos eles sozinhos nas telas, paramos de promover isso para eles.” – é o que diz Bruna Garrossino.
Se interessou pelo assunto? Assista e compartilhe!
Sobre o projeto
O Círculo de Acolhimento Parental do STJ é um projeto iniciado em agosto de 2021 e faz parte do Plano de Ação do STJ sobre o Pacto Nacional pela Primeira Infância, do qual o STJ se tornou signatário em março de 2021. O projeto foi criado pela Comissão da Primeira Infância, subgrupo do Programa Humaniza do STJ, com o apoio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde. O principal objetivo é aproximar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância e sobre as práticas respeitosas e não violentas de parentalidade do corpo de servidores/colaboradores ativos do STJ e de outros tribunais, assim como seus respectivos cônjuges. Tem como público alvo mães/pais e cuidadores de crianças, mas pessoas que desejam ser mães/pais ou que tenham interesse sobre os temas também podem participar. Todas as palestras do Círculo de Acolhimento Parental ficam disponíveis no Youtube e são abertas para o público externo.
Superior Tribunal de Justiça (STJ){authorlink}