Júri Simulado no Museu da Justiça – Em Comemoração aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil

Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte

O Júri Simulado da “Fera de Macabu” é um evento organizado pela Comissão Acadêmica da ANACRIM-RJ em pareceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio de Sá – Copacabana e tem o objetivo de resgatar a memória do Tribunal do Júri no ano em que o instituto faz 200 anos de existência no Brasil, aproximar o poder judiciário da Universidade e da sociedade, apresentando aos acadêmicos de Direito da Faculdade Nacional de Direito, da UNESA e da UERJ a atuação de um Advogado, de um Promotor e de um Juiz num dos ritos mais cativantes do CPP.

O caso a ser julgado é considerado um dos mais controversos do Brasil. Manuel da Motta Coqueiro, apelidado de “A Fera de Macabu”, foi um rico e importante fazendeiro da região norte fluminense, condenado à pena de morte por, supostamente, ter sido o mandante de um crime horrendo, o assassinato cruel de toda uma família de colonos, ocorrido em uma de suas fazendas, em 1852. Julgado duas vezes, ele acabou enforcado em 1855, sem que sua culpa ficasse comprovada.

O Desembargador do TJ/RJ, Dr. Fábio Uchôa, representará o Juiz do Júri Simulado. O Dr. Fábio Uchôa foi o último juiz a presidir o I Tribunal do Júri quando localizado no antigo Palácio da Justiça. A Procuradora, Dra. Patrícia Glioche, será a Promotora de Justiça do caso e o Dr. Flávio Fernandes o Advogado Criminalista que defenderá o réu Motta Coqueiro.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro{authorlink}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CONSULTA ADVOGADO
Consulte um advogado agora !
CONSULTE UM ADVOGADO AGORA!